quinta-feira, 11 de abril de 2013

Pão caseiro


Andei imenso tempo para comprar uma máquina do pão, mas ia sempre adiando...no meu aniversário o namorido deu-me de surpresa e fiquei super feliz! Para mim, tudo aquilo que pode ser feito em casa tem outro valor :) Mas, a verdade é que demorei um pouco a acertar com o pão à minha maneira, depois de muito experimentar e para poupar, fiz o seguinte: Em vez de andar sempre a comprar farinha própria, que acho um pouco cara, misturo com a outra (de trigo simples) e acrescento mais umas coisitas, aqui fica a receita, por ordem com que coloco os ingredientes na cuba:

350 mL de água morna
1 colher de chá de sal
1 colher de café de açúcar
1 colher de sopa de azeite
200 g de farinha para pão (costumo usar para pão rústico da "nacional")
300 g de farinha de trigo 65 (misturo previamente as duas)
2 colheres de chá de fermento seco para pão


Por vezes coloco no programa de pão normal e no final corto em fatias o rectângulo de pão e congelo. Mas a maioria das vezes, coloco no programa para massa, que demora apenas 1h30 m e faço umas bolinhas. Depois levo cerca de 10 a 15 m ao forno e ficam óptimas. Nós cá em casa preferimos.




Sem comentários:

Enviar um comentário